Não sei se vos costuma acontecer terem sobremesas que não ficam como vocês as idealizaram. Um bolo que fica mais seco, um pudim que se parte a desenformar, umas bolachas que crescem tanto que ficam com uma única bolacha XL. Confesso que sim, acontece-me com alguma frequência e há sobremesas que teimam em não ficar perfeitas.
Desta vez aconteceu-me com uma belíssima pavlova que resolvi fazer para o meu aniversário mas que teimou em partir-se. E não foi só num sítio, simplesmente escangalhou-se. Mas resolvi trazer-vos na mesma a receita porque apesar do seu aspecto meio tosco o resultado foi divinal.
A pavlova que vos trago hoje é de frutos vermelhos com pistácio. Crocante por fora e bem fofinha e pegajosa por dentro como se quer. Fiz uma cobertura com iogurte grego adoçado com um pouco de mel em vez de natas e finalizei-a com uma quantidade generosa de frutos vermelhos e pistácios.
Se estava boa? Para mim estava divinal. Foi pena o seu ar quebradiço e desconjuntado mas nada que umas boas garfadas não resolvessem. Não será certamente a melhor foto de uma pavlova mas de sabor foi talvez uma das melhores que já comi. Espero que gostem e experimentem!
Ingredientes
Pavlova
6 claras de ovo XL à temperatura ambiente;
330 gr de açúcar branco ;
1 colher e meia de chá de vinagre de vinho branco.
Cobertura
1 chávena e meia de iogurte grego natural espesso;
2 c. (sopa) de mel;
400 gr de frutos vermelhos frescos;
50 gr de pistácios torrados e picados grosseiramente.
Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 150°C e forre com papel vegetal um tabuleiro retangular. Coloque numa taça as claras e comece a bater com a batedeira na velocidade máxima. Quando começarem a formar uma espuma branca adicione o vinagre. Continue a bater e quando começar a formar-se o merengue adicione o açúcar, colher a colher, batendo sempre. Bata cerca de 10 minutos até já não sentir nenhum grão de açúcar. Nessa altura deve ter um merengue bem brilhante e suave. Deite colheradas de merengue no tabuleiro e calque com as costas de uma colher o seu centro criando um formato de vulcão. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos até o seu exterior estar seco mas o interior mole e pegajoso. Desligue o forno e deixe a pavlova lá dentro até arrefecer totalmente. Depois de fria prepare a cobertura. Misture o iogurte com o mel e deite sobre a pavlova. De seguida decore com os frutos vermelhos e os pistácios picados grosseiramente. Guarde no frigorífico até à hora de servir.
Ficha técnica
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25 min + 50 min cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: merengue.
Até breve,
flor do brownie
Commentaires